sábado, 25 de abril de 2015

Distensão do Ligamento Colateral Lateral


Ligamentos Colaterais
Estes ligamentos encontram-se nas regiões laterais do joelho, o ligamento colateral medial (LCM) e o ligamento colateral lateral (LCL). Os ligamentos colaterais controlam os movimentos laterais do joelho, especificamente, o (LCL) é um ligamento redondo que tem origem no epicôndilo lateral, logo abaixo do tendão do músculo bicípite femural e se insere na cabeça do perónio. Este ligamento é responsável por evitar movimentos excessivos do joelho. 
Descrição
O joelho depende apenas destes ligamentos e da musculatura ao seu redor. Por esse motivo, ele é facilmente lesionado. Qualquer trauma directo sobre o joelho, ou uma mudança de direcção ou rotação brusca, pode lesionar o joelho.
Como ocorre?
Através de um movimento de rotação ou de uma pancada na parte interna do joelho, que o force para a lateral.
As lesões ligamentares são classificadas em graus, conforme a gravidade.
Grau 1 – O ligamento é levemente danificado. Apenas levemente estirado, mas ainda capaz de manter a estabilidade da articulação.

Grau 2 – Estira o ligamento até um ponto em que ele se torna relaxado. Normalmente ocorre uma ruptura parcial das fibras do ligamento.

Grau 3 – Muito comum se refere a uma ruptura completa do ligamento. Ele é separado em duas partes, e a articulação se torna instável.

O LCM é mais frequentemente lesionado do que o LCL. Devido a uma anatomia mais complexa do lado lateral, a lesão do LCL comum está associada à lesão de outras estruturas da articulação, ao mesmo tempo.

Causas
Lesões dos ligamentos colaterais são usualmente causadas por uma força lateral no joelho. Normalmente são lesões de contacto, mas nem sempre.

Ruptura do ligamento colateral medial frequentemente ocorre como resultado de um trauma directo no lado lateral do joelho. O contrário ocorre com o LCL.

Sintomas
dor ocorre sobre o ligamento afectado, no lado medial quando a lesão for do LCM, ou do lateral nas lesões do LCL.
Edema (inchaço) sobre o lado afectado.
Instabilidade – sensação de falseio.
Exame Médico
Exame físico e história do paciente

Na consulta o importante é saber o mecanismo da lesão, como ela ocorreu. Durante o exame físico, deve-se verificar todas as estruturas do joelho, e comparar com o outro joelho. Muitas lesões ligamentares podem ser diagnosticadas apenas com o exame físico do joelho.

Testes de Imagem
Outros testes que podem ajudar o médico no diagnóstico são:
Raios-X – Embora eles não demonstrem qualquer lesão nos ligamentos colaterais, eles podem mostrar fracturas associadas.
Ressonância Magnética – Este exame mostra melhores imagens dos tecidos moles, como os ligamentos colaterais.

Tratamento
Lesões ao LCM raramente necessitam cirurgia. Se a lesão ocorrer apenas no LCL, o tratamento será similar à lesão do LCM. Mas se a lesão do LCL envolver outras estruturas do joelho, o tratamento terá que visar estas lesões, também.

Tratamento Não-cirúrgico

Gelo – é importante no processo de cicatrização. O ideal é picar o gelo e aplicar diretamente sobre a área afetada por 15 a 20 minutos, com pelo menos 1 hora de intervalo entre as sessões. Os produtos de gel, não devem ser aplicados diretamente sobre a pele, e não são tão efetivos.
Joelheiras – o joelho deve ser protegido do movimento lateral que causou a lesão. Pode, também, ser necessário modificar as actividades diárias para evitar movimentos de risco. Além da joelheira pode ser necessário o uso de muletas para evitar esforço ao caminhar.


Fisioterapia – devem-se realizar exercícios de fortalecimento, para que ocorra a reabilitação da função da articulação, e recuperar a força da musculatura que ajuda a proteger o joelho.
Tratamento Cirúrgico
A maioria das lesões isoladas dos ligamentos colaterais é tratada com sucesso sem cirurgia. Se o ligamento é rompido de maneira que a recuperação não pode ser alcançada ou se há lesão associada de outro ligamento, pode ser necessária a cirurgia para o reparo ligamentar.

Retorno ao Desporto ou actividades 
Após a recuperação da mobilidade da articulação e do caminhar normal, deve-se evoluir para uma recuperação funcional, que envolve uma recuperação muscular.

A recuperação da força entre 80 e 90% da força da perna contralateral, é fundamental para a liberação gradual ao desporto, com corridas e exercícios específicos de cada modalidade, antes de retornar à prática desportiva normal.
Por: Hélder Silva

6 comentários:

  1. Boa noite, acabei de machucar o ligamento cruzado anterior de meu joelho em 2 grau. Tenho certa experiência pois venho de uma cirurgia do outro joelho a pouco mais de 6 meses. Gostaria de saber se existe um tratamento não cirúrgico e que me recupere dessa lesão e 2 grau?

    ResponderEliminar
  2. Boa noite, acabei de machucar o ligamento cruzado anterior de meu joelho em 2 grau. Tenho certa experiência pois venho de uma cirurgia do outro joelho a pouco mais de 6 meses. Gostaria de saber se existe um tratamento não cirúrgico e que me recupere dessa lesão e 2 grau?

    ResponderEliminar
  3. Olá Vini, antes de mais agradeço pelo seu comentário, vejo que está ciente da lesão em causa, vamos considerar uma ruptura PARCIAL do ligamento anterior de grau 2 que geralmente são raras estas situações, ocorrem quando existe uma entorse numa situação em que ouve uma paragem brusca ou rotação em determinado movimento do joelho, devo dizer que ligamentos, tendões e outras fibras conjuntivas do nosso corpo não são irrigadas pelo sangue, não ocorre circulação sanguinária neste tipo de tecido, logo a recuperação torna-se demorada e dolorosa e com riscos de provocar uma anomalia na amplitude e movimentos do próprio joelho, quando se fala em rotura significa rasgado e a cirurgia nestes casos é o melhor tratamento inicial que pode procurar e ai sim pode seguir a seu tempo um plano de recuperação e reforço muscular do mesmo, procure entretanto alimentos ricos colágeno e vitamina c entre outros, mas estes são essenciais para acelerar a cicatrização, faça uma boa pesquisa de alimentos e procure um profissional que possa ajudar, mas por fim não, não arrisco a dizer que á outro tratamento para este tipo de lesão.

    ResponderEliminar
  4. Gostaria de saber quando tempo é que dura a recuperação da LCL pq eu machuquei tem 2 meses e ainda sinto!

    ResponderEliminar
  5. Gostaria de saber quando tempo é que dura a recuperação da LCL pq eu machuquei tem 2 meses e ainda sinto!

    ResponderEliminar
  6. Faz dois anos que eu torci bruscamente meu joelho, lesionando o lcm, ainda jogo bola mais ainda sinto falseio e n consigo firmar a perna como antes porém se eu prestar atenção não me machucoais ainda sim fico muito preocupado queria saber se foi rompimento ou se posso tratar com fisioterapia.

    ResponderEliminar