quarta-feira, 24 de junho de 2015

A importância da Glucosamina e Magnésio



  Estudos recentes confirmam que o treino com cargas pesadas pode deteriorar as cartilagens das articulações, provocando dor. Qualquer desportista que trabalhe com pesos há alguns anos, saberá que a dor articular está irremediavelmente ligada a esta prática. É habitual em qualquer idade, mas vai-se intensificando quando se passa o limiar dos 30 anos. Existem suplementos alimentares indicados para a proteção dos ligamentos e tendões, prevenindo futuras lesões, que reduzirão a inflamação e, por conseguinte, a dor.
Para todos aqueles que fazem treinos duros ou provas longas (Meias e Maratonas) pode ser aconselhável estarem atentos a dois suplementos, fáceis de adquirir em qualquer farmácia e que não requerem receita médica, a saber:


Glucosamina e Condroitina

Outras substâncias que ajudam a proteger as nossas articulações são a glucosamina e a condroitina. Em muitos suplementos são vendidas combinadas, mas também podem ser tomadas em separado.

A glucosamina, especificamente, tem um efeito muito visível sobre a dor articular. Alguns autores apoiam inclusive a teoria de que poderá até estimular as células para a produção de nova cartilagem saudável.

O funcionamento da condroitina é muito parecido com a glucosamina.

Os resultados da ingestão deste tipo de substâncias não é imediato, devem ser tomadas, pelo menos, durante uns meses para que as articulações sintam a diferença.sulfato de Glucosamina em conjunção com Sulfato e Condroitina: indispensáveis para o reforço das articulações (não apenas para quem corre bastantes quilómetros mas também para quem treina em alcatrão ou outras superfícies duras). Este duo é aconselhável a idosos mas também a corredores de fundo como forma de prevenir e reestabelecer a saúde das articulações. Várias marcas estão disponíveis no mercado.

Pilodolato de Magnésio: essencial para prevenir o surgimento das caimbras em corridas muito longas. Melhor que a ingestão de bananas.
Existe algumas marcas no mercado que pode se informar com o seu Farmacêutico, ou mesmo procurar em dietéticas.  

Deve também ter a especial atenção a outras vitaminas


Vitamina C e E

Pesquisas realizadas durante anos a fio estudaram os efeitos da vitamina C e E nas articulações, tendo concluído que os indivíduos que ingerem este tipo de vitaminas em maior quantidade sofrem uma menor degeneração das suas cartilagens e mantêm os seus tendões e ligamentos com uma maior funcionalidade geral.

Ácidos gordos essenciais: Ómega-3

Devem conhecer o Ómega-3 por já terem ouvido muitos anúncios de alimentos que o incorporam na sua composição. Nas etiquetas poderão encontrá-los com os nomes EPA e DHA. Estes ácidos gordos essenciais têm vindo a demonstrar efeitos anti-inflamatórios nas articulações e, além disso, são um forte potenciador dos efeitos da glucosamina e da condroitina quando tomados em conjunto.



Se preferir pode tomar um multivitamínico que reúna todos estes compostos, que não deixem de fora nenhuma das vitaminas que o metabolismo de um desportista precisa.


Por: Hélder Silva












Sem comentários:

Enviar um comentário